O tempo que estamos vivendo é um tempo de transformação. Ninguém imaginaria que poderíamos passar por um problema como este. Entretanto, eventualmente, a Terra, que é um mundo de provas e expiações, nos coloca em prova para nos entendermos melhor enquanto seres humanos, como pessoas e como comunidade. Afinal das contas, mesmo distantes, temos que estar próximos. Momentos como este nos unem, servem para nos fortalecer.
Já pensou como está vivendo sua vida, como está sua família, como VOCÊ está com sua família? Esse é o maior bem que temos em nossa vida, mas nem sempre percebemos o quanto ele é importante para nós, mesmo estando tão próximo. Temos que preservar nossa saúde nos mantendo isolados e não está sendo fácil para mim, para você, nem para ninguém, certamente. Mas podemos fazer isso ficar melhor, sabia? Aproveite seu tempo para entender qual a posição que você ocupa em sua vida, quais são suas prioridades e o que você quer para si.
Veja se sua vida está lhe agradando, o que você pode melhorar, como pode melhorar com os outros. Essa doença nos faz refletir sobre como vivemos nosso sentimento de humanidade, devemos viver para os outros, além de nós mesmos. A prática da caridade não se resume em dar o alimento, a esmola ou o que você pode dar a alguém. A caridade é dar atenção, é fazer uma prece, é trabalhar, é se doar para a sociedade, para as pessoas. Todos temos Deus dentro de nós mesmos, momentos como este nos fazem reencontrá-lo. Seja Deus, seja harmonia, alegria, caridade, seja trabalho.
Ser trabalho é dedicar-se a sua atividade, seja ela qual for. Todos temos um papel importante na sociedade, desde o mais simples até o mais complexo. Papéis esses que se complementam e fazem seguir o fluxo da vida, nesta vida que mais do que tudo, nos ensina. Trabalhar todos os dias é aprender a viver, é fazer com que nos superemos a cada momento, sejamos melhores sempre. Neste período, estude as oportunidades do seu negócio, da sua atividade, do seu papel como agente multiplicador da harmonia, da boa-fé, da esperança. Isso nos traz a esperança de volta. A coragem é a irmã gêmea da esperança e elas duas nos fazem enfrentar o medo que a pandemia nos impõe. Todos temos medo, mas é nele que encontramos a oportunidade para ficarmos melhores.
Experimente, neste tempo de clausura, pesquisar como inovar no seu negócio, como melhorar o seu trabalho, como encontrar-se mais com Deus. São situações assim que nos fazem buscá-lo pelo medo, mas o medo nos fortalece. Quem não teve medo do escuro quando criança? Quem não está com medo agora? Mas é esse medo que devemos enfrentar e vencer. Venceremos mais uma crise, mais uma pandemia. A história nos colocou em xeque por várias vezes, neste século é o maior drama que vivemos, e olha que só temos 20 anos! Mas no passado foram seis grandes pandemias, ao longo do tempo sempre vem um complicador como esse, que serve para nos dar lições e cujo aprendizado nós devemos colocar em nossa vida a cada dia. Seja melhor a cada dia, durante esse drama, mas depois dele também. Saia diferente, tenha coragem para ser diferente. Inove!
Sandro Moura